sábado, 29 de outubro de 2011

Receber e guardar a mensagem


2742098141_4383c59ddb

Receber e guardar a mensagem
Marcos 4:1-34


No seu ministério terreno Jesus apresentou através de parábolas vários ensinamentos profundos. Segundo Marcos 4, versos 11-12, eram utilizadas por Jesus para que somente seus discípulos as entendessem plenamente. Parábola, originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo, muitas vezes erroneamente definida também como fábula. Sua característica é ser protagonizada por seres humanos e possuir sempre uma razão moral que pode ser tanto implicita como explícita. Ao longo dos tempos vem sendo utilizada para ilustrar lições de ética por vias simbólicas ou indiretas. Sinteticamente narração figurativa na qual, por meio de comparação, o conjunto dos elementos evoca outras realidades, tanto fantásticas, quando reais.
Nos tempos bíblicos eram as histórias geralmente extraídas da vida cotidiana utilizadas por Jesus para ensinar aos seus discípulos. Segundo Marcos 4, versos 11-12, eram utilizadas por Jesus para que somente seus discípulos as entendessem plenamente.
Nesta parábola do semeador Jesus ensina aos discípulos como é o recebimento da palavra de Deus nos corações. A semente é a Palavra de Deus. V. 14 e os diferentes tipos de solo são os corações das pessoas.
Há aqueles que recebem a mensagem do evangelho apenas momentaneamente, talvez por causa de situações adversas, obstáculos na vida e vários desafios e por se sentirem sós, recebem a palavra superficialmente. São representados na parábola por aqueles que estão a beira do caminho ou num solo rochoso. Recebem a palavra de Deus apenas por pretexto. V. 15-17
Outros recebem o evangelho, mas continuam comprometidos com as paixões do mundo. Não conseguem sobreviver às transformações interiores que o evangelho produz por falta de espaço. O compromisso consigo mesmo é mais forte e aí a semente do evangelho murcha e morre.
Entretanto, àqueles que se esvaziam de si mesmo, abrindo o coração com sinceridade, deixando a mensagem penetrar em todos os desígnios de sua vida, haverá multiplicação de frutos de transformação. “A um coração contrito e abatido não desprezarás ó Deus.” Salmos 51:17
Pelos frutos é que se conhece a arvore. A semente do evangelho deve provocar uma demonstração de transformação da vida através dos frutos produzidos pelas nossas atitudes. Ou seja, a vida de Cristo deve modificar os nossos passos diariamente.
Quando a Palavra de Deus realmente entra no nosso viver ela transforma e transborda como diz o salmista “Unges a minha cabeça com óleo e o meu cálice transborda” salmos 23:5
Como então pode ser um cristão oculto? A lâmpada é para ser colocada no velador. Por menor que seja, ela fará uma grande diferença fazendo um paralelo com a parábola do grão de mostarda. V.30-34
Que o Senhor ache o meu coração sempre aberto par receber a Palavra de Deus e que a mesma possa frutificar a cem por um. Você também deseja o mesmo?
Amém,
Pr. Eduardo Gomes
http://oxiuaiso.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário