sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O que é "ôxiuaiso!"

A expressão "ôxiuaiso" - é uma mistura de três expressões, que acabei de criar para expressar a natureza deste blog como uma ferramenta eclética onde eu possa junto com meus amigos, colegas, alunos e irmãos refletir sobre fatos relevantes quer sejam eles sociais, políticos, religiosos, educacionais ou simplesmente do cotidiano: Fiz uma brincadeira com três palavrinhas do meu cotidiano nordestino, mineiro e americano. "ôxi" segundo o dicionário nordestinês é uma corruptela de "ô gente" e "ôxente", uma interjeição de espanto. "Uai", uma interjeição mineira semelhante à nordestina porém com uma abrangencia maior de usos. Os mineiros quando interpelados pelo sentido de "uai", simplesmente dizem: "uai é uai". todavia há indicio linguísticos que seja uma corruptela do anglicanismo "why"( se pronuncia "ruai" provavelmente da influencia de mineradores ingleses que habitaram a região mineira. e "so" expressão da lingua inglesa que pode ser advérbio ou ter outros empregos linguisticos, como "portanto" "e daí?" o que eu quero expressar através desse mix é o resultado daquilo que sou, daquilo que penso sobre a vida, família, sociedade, cristianismo, profissão, educação e amizade. Não sou negro, nem branco - sou brasileiro, mestiço. Sou nordestino, mineiro, brasileiro, cidadão do mundo. trago no peito valores que priorizam a família, Deus como Criador e Senhor do universo. Valores que devem ser traduzidos em atitudes no cotidiano. valorizo a amizade e companheirismo de amigos mais chegados, colegas e irmãos, a simplicidade da vida, por isso sou muito caseiro, gosto da solitude, não da solidão, de estar comigo mesmo e meus pensamentos para crescer. Aprecio no entanto uma boa conversa, se me faz crescer, descobrir coisas novas pois a vida é um eterno aprendizado. Depois de virar meio século de existencia, exercito agora os primeiros passos nessa ferramenta virtual. Estou sendo auto-alfabetizado, não sei se posso dizer assim de forma. Mas, estou aprendendo "fuçando" como diz a gíria dos meus meus alunos da escola. E assim vou. Um pouco daqui, um pouco dalí, montando um quebra-cabeça da vida, sem pressa. O importante é chegar. citando Renato Teixeira "Ando devegar, porque já tive pressa, levo esse sorriso porque já chorei demais.." Como ser político, obviamente levantarei algumas bandeiras, sem partidarismo. Comungarei com algumas opiniões, divergirei de outras, porém, respeitarei a todas. Entendo que "na multidão dos conselhos há sabedoria." Dialogar é preciso. O "isolamento", o "ostracismo" não produz conhecimento. Na "via de mão dupla" há crescimento em todoas as esferas. Não esqueço a minha origem, mas isto não me delimita, não me deixa estacionar. O céu é o limite. o alvo para mim como cristão é Cristo Senhor; as minhas conquistas são as do Reino de Deus em todas as esferas, a multiforme Graça de Deus.Sou pastor, professor,missionário, intérprete e tradutor.Faço de tudo um pouco e até mais para conquistar alguns. que este seja mais um canal de comunicação entre aqueles que querem crescer na Graça e no conhecimento de Cristo Jesus.um grande abraço,Dudous ( como meus alunos me chamam)

Nenhum comentário:

Postar um comentário