sábado, 15 de outubro de 2011

O Cuidado com a Escola Dominical


Cuidado com a Escola Dominical


Você sabe que a Escola Dominical é considerada pelos estudiosos da eclesiologia como a maior instituição de ensino religioso do mundo? Uma escola com o maior número de professores e alunos? Um currículo único integrado – A Bíblia, e falada no maior numero de línguas, e na
maior diversidade de culturas e presente nos espaços geográficos mais distantes do planeta e que atinge todas as faixas etárias? Pensar a Escola Dominical dessa forma nos empolga, não é mesmo? Porém, a realidade da Escola Dominical no contexto da igreja atual não ressalta esse glamour.

Interessante que o ministério pastoral desta igreja coloca na ordem do dia no semestre corrente norteando suas preleções a “Estação do Cuidado”. A igreja precisa acordar para cuidar de si mesma como corpo de Cristo. E para pensarmos numa igreja saudável que cresce à
imagem de Cristo, como diz o Apostolo Paulo aos Efésios no capítulo 4:15,16 “Mas seguindo a verdade em amor CRESÇAMOS em TUDO naquele que é o cabeça, CRISTO, de quem TODO O CORPO, bem ajustado e consolidado, pelo auxílio de TODA junta, segundo a justa cooperação de CADA PARTE, efetua seu próprio AUMENTO para a edificação de si mesmo, em amor” é
necessário ajustamento e consolidação . Qualquer crescimento fora dos padrões de Cristo é considerado uma anomalia. Na grande comissão dada por Jesus aos discípulos em Mt. 28:19-20 Jesus diz “Indo, portanto fazei discípulos de todas as nações ,batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ENSINANDO-OS a guardar TODAS AS COISAS que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos."

A igreja contemporânea dispõe de um arsenal estratégico para atingir os seus objetivos na proclamação do evangelho, com recursos de mídia, marketing, literatura, etc. A igreja pode e deve organizar diversas frentes (ministérios) para cumprir a sua missão. Entretanto, o crescimento deve ser uniforme, como o crescimento do corpo físico de homens e animais. Qualquer anomalia causará problemas na manutenção da espécie. Assim também a igreja como corpo vivo de Cristo, deverá crescer e amadurecer para produzir frutos dignos da vocação.

Na verdade, vemos hoje uma ênfase acentuada na proclamação, no Kerigma. A igreja proclama e ressoa a sua voz em todos os níveis social, cultural, profissionais. No Brasil somos quase trinta milhões de evangélicos. Em termos numéricos é visível o crescimento, até virou moda falar que é cristão, curtir uma música gospel veiculada em todos os ritmos, adotar uma indumentária com motivos gospels, andar com “Jesus” estampado no peito, afinal ninguém quer ficar de fora da onda, da galera não é? Mas, e o amadurecimento, o enraizar profundamente, como a árvore frondosa citada no salmo primeiro por Davi, que independe da estação chuvosa para dar frutos, e o “ter peito para demonstrar Jesus” no dia a dia em todos os lugares, diante das interpelações do mundo que nos cerca, como se consegue isso? Voltemos à Palavra de Deus. A vida cristã é uma jornada. Passamos por altos e baixos, enfrentamos pequenos e grandes desafios e por isso precisamos de combustível, de alimento espiritual para enfrenta-los. A palavra ensinar é repetida mais de 200 vezes na Bíblia como em Deut. 4: 1,5 e 10, e 6:1. A "Grande Comissão" dada à Igreja não envolve apenas a proclamação das boas novas (evangelismo). Os ensinos (doutrinas) precisam ser apresentados ao povo, para edificação e afastamento das heresias (erros): Romanos 15.4, Colossenses 1.28, I Timóteo 4.11. O próprio ministério de Jesus foi, em grande parte, voltado ao ensino: Mateus 5.2, 7.29, 9.35, Lucas 4.15, etc. Os primeiros cristãos foram zelosos no ensino: Atos 5.42. As bênçãos decorrentes do ensino da Palavra de Deus são expressas em João 5.39, Romanos 15.4, Salmo 119.105, II Timóteo 3.14-17, Apocalipse 1.3.

Outra coisa nos preocupa imensamente: O ensino bíblico não deve ser ministrado somente a jovens e adultos. Há vários exemplos bíblicos da ênfase de ensinar a criança dentro da Palavra de Deus: Provérbios 22.6, Deut. 6.7, Mateus 19.13-14, 2 Timóteo 3.14-15. Por quê? A base da personalidade é formada logo nos primeiros anos de vida. Assim como a criança está aberta para conhecer a Jesus, ela também está para o mal. As crianças sempre foram alvos do diabo, pois ele sabe a importância de investir nesta fase da vida do ser humano. Temos a impressão que nossas crianças estão precoces, que a inocência está acabando mais cedo. O inimigo tem usado a mídia como forte aliado para destruir a infância, erotizando-as, vulgarizando o corpo infantil, transformando-as em pequenos adultos. No lado avesso, enquanto famílias cristãs estão desprezando o ensino bíblico para as crianças, a religião Islâmica tem crescido assustadoramente transformando as mesquitas em centros de excelência, inculcando semanalmente nas crianças,
adolescentes e jovens a religião do Alcorão. Na corrente secular nossas crianças são expostas ao ateísmo, ao secularismo, a todos os “ismos” e desvios comportamentais e filosóficos camuflados na apologia do anti-preconceito deflagrados abertamente atualmente por todos os meios.

E aí igreja? Vamos ficar de braços cruzados vendo todo esse turbilhão passar? Vamos deixar que doutrinas estranhas ou o secularismo seja sedimentado no seio da igreja? É hora de cuidar do nosso patrimônio. Não do templo suntuoso que temos, mas do patrimônio espiritual onde vidas podem ter semanalmente o Estudo da Palavra de Deus franqueado na Escola Dominical para todas as pessoas que tiverem fome e sede de conhecimento de Deus.

A igreja Metodista lança agora uma campanha nacional para valorização da Escola Dominical sob o slogan “Escola Dominical – Feita pra mim e pra você”. Uma vinheta será apresentada nos cultos. Revistas com estudos bíblicos para todos os públicos foram publicada e disponibilizada no site nacional, procuramos através dos nossos professores o ensino bíblico de excelência. Agora só falta você. Matricule-se já. Procure uma sala que atenda as suas necessidades. Cuide do seu crescimento espiritual. Como diz a música de Fernanda Brum, “pois é tempo de crescer”.


Pr. Eduardo P. Gomes



Nenhum comentário:

Postar um comentário