"ôxi" segundo o dicionário nordestinês é uma corruptela de "ô gente" e "ôxente", uma interjeição de espanto. "Uai", uma interjeição mineira semelhante à nordestina porém com uma abrangencia maior de usos. Os mineiros quando interpelados pelo sentido de "uai", simplesmente dizem: "uai é uai". e "so" expressão da lingua inglesa como "portanto" "e daí?"
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Receitas - Projeto Gêneros textuais
1º ano do Ensino Médio – Língua Inglesa – Prof. Eduardo Gomes
Introdução
Trabalhar com gêneros textuais é o que temos de mais novo na linguística aplicada. Os grandes estudiosos da linguística apontam na sua literatura como uma grande estratégia moderna para o aprendizado de uma língua. No estudo da nossa língua materna isso já acontece há mais tempo. Pois todos nós somos expostos à modelos de comunicação que são socialmente aceitos nas interações sociais. Quem nunca recebeu um folheto, apreciou um outdoor, teve dificuldades em entender um manual de instrução de um aparelho eletroeletrônico, uma bula de medicamento, ou tentou executar uma receita compartilhada num programa de TV ou nas embalagens de produtos? Ou quem não diferencia um jingle, uma música, um poema, um texto jornalístico? Todas essas expressões linguísticas são chamadas de gêneros textuais escritos ou orais.
A proposta curricular ou CBC da Rede Estadual, escrita pela professora Reinildes Dias estabelece: (...) O ponto central é a educação inclusiva, tendo em vista o anseio de formar cidadãos críticos, conscientes do mundo que os cerca e atuantes na sociedade, por meio de vivências significativas em relação à aprendizagem da língua e de aspectos culturais relacionados ao mundo globalizado que tem a Língua Inglesa como a língua internacional. Nesta perspectiva, estas Proposições Curriculares têm como objetivo estabelecer provisões teórico-metodológicas para um ensino significativo, com ênfase na autonomia do educando, tendo em vista também sua conscientização sobre a cultura do outro, valorizando-a e respeitando-a, assim como a sua própria. (...) O foco passa a ser a linguagem concebida como atividade social, histórica e cognitiva. É importante salientar que os PCN-LE (1998, p.19) orientam que “a aprendizagem de uma língua estrangeira deve garantir ao aluno seu engajamento discursivo, ou seja, a capacidade de se envolver e envolver outros no discurso.”4 Cabe ressaltar ainda que, a respeito da relação entre a aprendizagem da língua estrangeira e da língua materna, os PCN-LE (1998, p.28) pontuam que o ensino de uma língua estrangeira possibilita: (1) “aumentar o conhecimento sobre linguagem que o aluno construiu sobre sua língua materna, por meio de comparações com a língua estrangeira em vários níveis”; (2) que o aluno se envolva “nos processos de construir significados nessa língua”, constituindo-se em “um ser discursivo no uso de uma língua estrangeira”.1
Assim, no meu planejamento oferecemos ao aluno oportunidades de interagir com vários gêneros para desenvolver as capacidades de ação, discursivas e linguísticos discursivas, além de desenvolver seu conhecimento atitudinal (capacidade crítica) frente aos problemas do mundo moderno. Portanto trazemos para a sala de aula como objeto de estudo: músicas, clips, recortes de jornais e revistas, provérbios, charges, tirinhas, receitas, manuais, etc.
1 Disponível em http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/INDEX
Gênero textual – Receita (Recipe Scaffold )
· Purpose: to explain how to make something using a list of ingredients, quantities and a description of actions to be taken. (explicar como fazer algo usando uma lista de ingredients, quantidades e uma descrição das ações a serem feitas)
· Textual Resources (recursos textuais):
Cultural: making meaning in contexts ( encontra sentido no contexto)
· Subject matter ( assunto)
Cooking activity broken into steps (atividade de cozinhar dividida em passos0
· Roles and relationsips ( Papeis desempenhados )
Writer / presenter as cooker (escritor e apresentador como cozinheiro)
Audience as learners and taste testes ( platéia como ouvintes e degustadores )
· Mode (modo )
Spoken and writen (falado e escrito)
· Structure (estutura)
1. Find a simple recipe that you can make and that your classmates would enjoy. (encontre uma receita que voce possa executar e que provavelmente seus colegas de classe vão gostar)
2. Rewrite in your own writing (rescreva de próprio punho)
3. Title ( título)
4. list of ingredients ( lista de ingrredientes )
5. Method ( como fazer) preparation or how ingredients is to be prepared and sometimes utensils as well as a sequence of steps (often numbered) in logical order. ( preparação ou como os ingredientes devem ser preparados e as vezes que tipo de utensílio deve ser usado e a sequencia de passos a ser seguido.
· Visual (visual) may include a (the) picture(s) to show steps or a completed recipe. Pode incluir um foto ou fotos para mostrar os passos ou o prato completo.
· Sample ( degustação ) you might like to bring a sample to share with the class. If you do, bring the sample so it is easy to share. ( você poderia trazer uma porção para degustação. Se você trouxer faça-o de um maneira simples de servir)
·
Example:
Title: Tropical Fruit Salad
List of Ingredients:
· Half of a pineapple
· Two mangoes
· Three or four bananas
· One lemon
· Two oranges
· Fresh mint leaves
· One tablespoon of sugar
· Four tablespoon of toasted coconut
Method
1. Cut the fruit into cubes and put them in a large bowl
2. Then, squeeze one lemon and two oranges.
3. Mix the lemon and the orange juice with one tablespoon of sugar.
4. After that, gently combine the juice with the fruit.
5. Next, cut some fresh mint leaves very finely. Combine the mint with the fruit salad
6. Finally, distribute about four tablespoons of toasted coconut on top.
Serving size: this fruit salad is large enough for six people.
Hint: the lemon juice may discolor the mint, so add the mint just before serving.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que parece um "bagunça" há muito aprendizado. os alunos vibraram, lógico com tanta comida. Se eu fosse provar todas elas engordaria uns dez quilos (que exagero, né) mas foi muito bom ver a galera participando e também o apoio da coordenação e dos colegas da escola. Valeu turmas
ResponderExcluirtem muuito mais fotos. vamos fazer um painel na escola...
ResponderExcluirÉ isso aí! inovando e motivando. Pena que o salário de professor não se compatibiliza com o trabalho que ele desenvolve.
ResponderExcluirParabéns pela dedicação!