terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Indefinites (Indefinidos )

 
Some – algum / alguma / alguns / algumas / um pouco
Usos
1. Com substantivos no plural, em frases afirmativas: ex.
She asked me some questions. (Ela me perguntou algumas questões)
The apples were good, so I bought some. ( as maças eram boas, então eu comprei algumas)
 
2. Em frases Interrogativas, expressando um oferecimento.
Would you like some eggs? (Você gostaria de alguns ovos?)
 
3. Em frases afirmativas e interrogativas ( oferecimento), antes de substantivos incontáveis, com o sentido de “um pouco”
Would you like some water? (Você gostaria de um pouco de café?)
Yes, I´d like some. ( sim, eu gostaria de um pouco)
I´d like to drink some Orange juice. (Eu gostaria de beber um pouco de suco de laranja)
 
4. Antes de numerais, com a tradução de “aproximadamente”, “mais ou menos”.
I saw some twenty soldiers marching. ( Eu vi aproximadamente vinte soldados marchando)
 
Formas derivadas: Seguem as mesmas regras do uso de some.
· Somebody - alguém
· Someone – alguém
· Someway – de alguma maneira / por alguma razão
· Somehow – de alguma maneira / por alguma razão
· Somewhere - Em algum lugar
· Something - alguma coisa
· Sometime - em algum tempo / qualquer tempo
 
Ex:
- There´s someone / somebody at the door ( Há alguém à porta )
-Adriana looks hungry. She should eat something. ( Adriana aparenta estar faminta. Ela tem que comer alguma coisa)
- I heard that Diana lives somewhere in this town. (Eu ouvi que Diana mora em algum lugar nesta cidade )
- Drop by sometime and have some tea with us. (Dá um tempo e tome um chá conosco)
- You should try to handle this problem somehow / someway. ( Você deve tentar resolver este problema de alguma maneira )
 
Any - algum / alguma / alguns / algumas / nenhum (a) / qualquer / quaisquer
Usos :
1. Frases interrogativas com a tradução de algum / alguma / alguns / algumas. Ex.
Have you seen any of my friends around?( Você tem visto alguns dos meus amigos por aqui?)
Do you need any help? ( Você precisa de alguma ajuda? )
 
2. Em frases negativas, com a tradução de nenhum / nenhuma. Ex:
I haven´t seen any of your friends. ( Eu não tenho visto nenhum dos seus amigos)
I don´t need any help ( Eu não preciso de nenhuma ajuda)
Obs. Alguns advérbios como “rarely, seldom, never, hardly e a preposição without tornam a frase negativa. Ex. She rarely has any money.( Ela raramente tem algum dinheiro)
 
3. Em frases afirmativas com a tradução de qualquer, qualquer, quaisquer: ex.
You can take any of those books. ( Você pode pegar quaisquer daqueles livros)
Any student here speaks English very well (Qualquer aluno aqui fala inglês muito bem)
 
4. Nas frases em que aparecem as expressões “if” (se) ou “unless” ( a menos que), com a tradução de alguma, alguns, algumas. Ex.
Call me if you need any help. ( Telefone-me se você precisar de alguma ajuda)
Don´t call me, unless you need any help (Não me telephone, a menos que você precise de alguma ajuda)
 
5. No modelo de expressão: Any + other + substantivo singular, expressando uma comparação. Ex. She´s better than any other girl at English
(Ela é melhor do que qualquer outra garota em inglês)
China suffered form earthquakes more than any other country in the world.
( A China sofreu mais terremotos do que qualquer outro país no mundo)
 
Formas derivadas:
Seguem as mesmas regras do uso de any.
· Anybody – alguém / qualquer um
· Anyone – alguém
· Anyway – de alguma maneira
· Anyhow – por alguma razão
· Anywhere – em algum lugar
· Anything – alguma coisa
· Anytime – em algum tempo / qualquer tempo
 
Ex.
Don´t worry! This could happen to anybody.
(Não se preocupe! Isto pode acontecer com qualquer um.)
Don´t fail to call me if anything happens, ok?
(Não deixe de mi ligar se alguma coisa acontecer, ok?)
I hadn´t studied for the test. Anyway I managed to pass.
( Eu não estudei para a prova. De qualquer forma passarei)
It´s a pleasure for me to help you. You can look for me anytime at all.
( É um prazer ajudá-lo. Você pode me procurar a qualquer momento)
You can spend your weekend anywhere you want.
(você pode passar seu final de semana em qualquer lugar que quiser)
 
No / None– nenhum / nenhuma
Usos
1. Em frases afirmativas, seguido de um substantivo. Ex.
No politician is to be blindly trusted. (Nenhum político é plenamente confiável)
Sorry, I can´t help you now. I`ve got no time.
(Desculpe, eu não posso ajudá-lo agora. Eu não tenho nenhum tempo)
 
2. Numa construção especial, pode ser seguido de uma forma verbal “-ing”, com a tradução de “é proibido”. Ex.
No smoking! ( É proibido fumar!)
No parking! (É proibido estacionar!)
 
3. No final de frases afirmativas, referindo-se a um substantivo já citado:
Did you buy any books? (Você comprou alguns livros?)
No, I bought none. ( não, eu não comprei nenhum)
 
4. No modelo “none + of + (the) + substantivo / pronome objeto. Ex.
None of the books remained intact. (Nenhum dos livros permaneceu intacto)
None of them remained intact. (Nenhum deles permaneceu intacto)
 
Formas derivadas
Seguem as mesmas regras de uso de no.
· No one – ninguém
· Nobody – ninguém
· Nowhere – nenhum lugar
· Nothing – nada
· No way – jeito nenhum
Ex.
Helio knows everybody here by sight. He knows nobody by name.
( Hélio conhece todos aqui de vista. Ele não conhece ninguém pelo nome)
I´m going nowhere.
( Eu vou pra lugar nenhum )
The Young lady grew red and told us she had nothing to say.
( A jovem senhora ruborizada nos falou que não tinha nada a dizer)
No way can you go there.
(de jeito nenhum você pode ir lá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário