quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Família Saturnino P. Gomes e Maria Z. Gomes /2009

FAMÍLIA SATURNINO PAULO GOMES E MARIA ZILDA GOMES




foto: Saturnino e Maria Zilda


Família

A família é um núcleo de convivência, unido por laços afetivos, que costuma compartilhar o mesmo teto. É a definição que conhecemos. Entretanto, quero ir além dessa definição. Quando adentramos nesta ou naquela família, deixando de lado as teorias e descendo ao palco da própria vida, observamos que a família é uma realidade dinâmica, em evolução permanente, nunca a mesma. Percebemos que cada família é um mundo à parte, com propostas e jeitos próprios e que não se repetem.

Na realidade, ser família consiste compartilhar sentimentos complexos, às vezes contraditórios e que também se misturam: a alegria da chegada e a tristeza da partida; o calor da presença e o frio da ausência, a escassês e a abundância; sofrimento e bonança; seus laços afetivos podem experimentar o encanto do amor e a tristeza do ódio. Dependendo dessas fases contrastantes, ela pode ser um centro de referência, onde se busca e se vivencia o amor, ou... um mero alojamento.

A família não é algo que nos é dado de uma vez por todas, mas sim, como como uma semente que necessita de cuidados constantes para crescer e desenvolver-se. Quando casamos, sabemos que, entre outras coisas, temos essa semente que pode germinar e um dia dar fruto: ser uma família de verdade. Devemos, portanto, estar conscientes de que é preciso trabalhá-la e cultivá-la sempre, e com muito amor.

Para exemplificar melhor o nosso pensamento recorremos a Uma lenda cherokee:

“Juntos, mas não amarrados.”
“ Certa vez, Touro Bravo e Nuvem Azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho cacique da tribo e pediram-lhe:" - Nós nos amamos e vamos nos casar. Mas nos amamos tanto que queremos um conselho que nos garanta ficarmos sempre juntos, que nos assegure estar um ao lado do outro até nossa morte.  Há algo que possamos fazer a respeito disso? "E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra,  lhes disse  " - Há uma coisa a fazer, mas é uma tarefa muito difícil e sacrificada. Tu, Nuvem Azul, deves escalar o  monte ao norte da aldeia apenas com uma rede, caçar o  falcão mais vigoroso e trazê-lo aqui, com vida, até o terceiro dia depois da lua cheia. E tu, Touro Bravo, deves escalar  a montanha do trono. Lá em cima, encontrarás a mais brava de todas as águias. Somente com uma rede deverás apanhá-la, trazendo-a para mim viva!"

Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão. No dia estabelecido, na frente da tenda do cacique, os dois esperavam com as aves. O velho tirou-as dos sacos e constatou que eram verdadeiramente formosos exemplares dos animais que ele tinha pedido. " - E agora, o que faremos?" - os jovens perguntaram. " - Peguem as aves e amarrem uma a outra pelos pés com essas fitas de couro. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres." Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do vôo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se até se machucar. Então o velho disse: “- Jamais esqueçam o que estão vendo, esse é o meu conselho. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se, como também, cedo ou tarde, começarão a machucar um ao outro. Se quiserem que o amor entre vocês perdure, voem juntos, mas jamais amarrados. "

O nosso mundo mudou.... Não podemos viver de modo aventureiro. De nada serve estarmos repletos de boas intenções, se não planejarmos bem as coisas. Nosso mundo tem mudado muito e rapidamente. muitas coisas que não estão fixadas de antemão. Em nossa sociedade, os papéis tradicionais da mulher e do homem, antes assumidos como destino inexorável, não são mais simplesmente aceitos As familias apresentam-se sob configuraçòes diversas..

No momento atual, a família deve sentar-se para dialogar sobre o que realmente desejam, o que buscam, para enfim elaborar, com bastante criatividade, um projeto que possibilite a realização de um amor pleno. É num projeto, flexivel ä transformaçoes, que os filhos devem poder ter a alegria de nascer e crescer até atingir a maturidade. Pois, é na família que os filhos desenvolverão sua personalidade. Nela crescerão, identificando o sentido de sua existência e amadurecendo na segurança, preparando-os para realizarem seu próprio projeto de vida.

Que o nosso Deus nos ilumine, e nos ajude a crescer como família e nos dê oportunidade de estarmos juntos novamente. Concluimos com um verso da Biblia sagrada que diz:
“O justo florescerá como a palmeira, crescerá como os cedros do líbano.”

Eduardo Paulo Gomes



 





































































































































Um comentário:

  1. Recordar é preciso. Espero que gostem, e se alguém tiver outras fotos e e videos me mandem por e-mail que eu posto aqui no blog. Também gostaria que se tornassem membros é só clicar em "quero participar deste site"

    ResponderExcluir