quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Heal the World









Toda a sociedade mundial está alarmada com as consequências catastróficas que o aquecimento global  pode provocar no mundo inteiro. A novidade agora é que entre os países mais prejudicados com o fenômeno está o Brasil. Mas o que, especificamente, pode acontecer a nós, brasileiros, por causa do aquecimento global no médio e longo prazo?

Para Heitor Matallo, membro da Convenção das Nações Unidas para o Combate da Desertificação (UNCCD), um ciclo puxa outro. Se no Brasil, o meio ambiente já é degradado por meio de desmatamentos e erosões, os reservatórios de água irão diminuir, aumentando as áreas desertas. Com o avanço da temperatura global, será quase impossível viver nessas áreas em curto prazo, porém não impossível, uma vez que o corpo humano se adapta conforme as necessidades. Com isso, o ecossistema desta região ficará totalmente desequilibrado, permitindo a extinção de várias espécies de animais.

Com o degelo das calotas polares, o nível do mar irá subir. Em longo prazo, o degelo das calotas fará os oceanos subirem até 4,9 metros, cobrindo vastas áreas litorâneas no Brasil, além de provocar a escassez de comida, disseminação de doenças e mortes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui à modificação do clima 2,4% dos casos de diarreia e 2% dos casos de malária em todo o mundo. No nosso caso, a dengue poderá provocar uma epidemia nas regiões alagadas ou até mesmo em regiões planálticas, resultado da falta de definição das estações. Além disso, as ondas de calor, que com o fenômeno irão aumentar em proporção e intensidade, serão responsáveis por 150 mil mortes a cada ano em todo o mundo; no Brasil isso também será uma realidade.

A incidência de furacões, que é praticamente inexistente no Brasil, poderá ser grande. Isso já está acontecendo aos poucos, principalmente na região Sul. O furacão Catarina, por exemplo, tinha ventos que variavam entre 118 km/h a 152 km/h.

O primeiro passo para a solução deste problema talvez seja a conscientização. Desta forma, a ideia de que não somos a última geração do planeta e não temos o direito de arruinar a vida de nossos descendentes deve proliferar em todos os níveis da sociedade.
Por Tiago Dantas
Equipe Brasil Escola.com
Responda as seguintes questões

1.    Diversas pesquisas comprovam o aumento da temperatura média global, fato que caracteriza o aquecimento global. Esse fenômeno é extremamente prejudicial para todas as formas de vida na Terra, pois causa um desequilíbrio ambiental. Atualmente é a maior preocupação ambiental, sendo um tema responsável por reuniões promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), buscando acordos entre diferentes países no que se refere a reduzir as causas desse processo e estabelecer soluções para as consequências do aquecimento global. Nesse sentido, aponte as principais causas e consequências do aquecimento global.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________________________________________________________________
R - O aquecimento global gera uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas, modificando o regime das chuvas e secas, alterando o ciclo hidrológico, promovendo a escassez de água, tempestades e furacões, afetando diretamente a vida de vários seres. Outra consequência desse fenômeno é o derretimento das geleiras, fato que aumenta o nível dos oceanos e modifica sua temperatura. Isso agride diretamente a vida aquática, além de poder inundar algumas cidades litorâneas.___________________________________________________________________________________


2.    Cite possíveis atitudes para minimizar o processo de aquecimento global.
­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________________________________________________________R -  O aquecimento global é uma das consequências das alterações climáticas ocorridas no planeta. Muitos estudos são realizados com o intuito de estabelecer os principais causadores do aquecimento global. Atualmente, duas vertentes explicam esse fenômeno. Uma parcela da comunidade científica defende a tese que o aquecimento global é um processo natural, argumentando que a Terra está numa fase de transição natural, saindo da era glacial e entrando na era interglacial.
Outra parcela da comunidade científica alega que o aquecimento global está diretamente ligado às atividades humanas, que intensificam o efeito estufa.
Portanto, o aquecimento global pode ser entendido como um processo natural, entretanto, as atividades humanas estão intensificando drasticamente esse fenômeno. Entre os principais fatores responsáveis pelas alterações climáticas estão: queimadas de florestas, desmatamentos, utilização de combustíveis fósseis, aterros sanitários, entre outros._______________________________________________________________________________________

3.    Que exemplos concretos há de que a sociedade está realmente se mobilizando para restaurar valores caros ao processo de recuperação e preservação das fontes de vida na Terra?
____________________________________________________________________________________________R - Para a minimização das alterações climáticas é de fundamental importância uma mudança comportamental no modo de produção e consumo. Entre as possíveis atitudes a serem tomadas estão:
- Redução do desmatamento.
- Intensificar o reflorestamento.
- Conter a produção industrial desenfreada.
- Optar por produtos biodegradáveis.
- Reduzir o consumo.
- Realizar a reciclagem de materiais.
- Diminuir a utilização de combustíveis fósseis.
- Utilizar fontes de energéticas limpas (eólica, solar, etc.)._____________________________________________________________________________

R - Entre as principais causas e consequência do aquecimento global estão:

Causas:
- Queimadas
- Desmatamento
- Queima de combustíveis fósseis
- Emissão de gases poluentes
- Modo de produção e consumo
- Aterros sanitários/lixões

Consequências:
- Derretimento das calotas polares
- Secas
- Tempestades, furacões, tufões e ciclones
- Redução da biodiversidade
- Crescimento e surgimento de desertos
- Alterações de ecossistemas
- Escassez de água


6.    “Let´s make a difference” (Vamos fazer a diferença) Numa folha A4 ou meia cartolina faça uma ilustração (desenho, charge, slogan em inglês, etc)  sobre reciclagem, meio ambiente, preservação ambiental, como por exemplo:












Ilustrações da Turma 9º D






















 Ilustrações da Turma 9º C













Ilustrações da Turma 9º B



















Ilustrações da Turma 9º A































Nenhum comentário:

Postar um comentário