domingo, 6 de novembro de 2016

FILME - CLUBE DO IMPERADOR - TRABALHO - 8º ANO - MARZANO






William Hundert (Kevin Kline) é um professor da St. Benedict's, uma escola preparatória para rapazes muito exclusiva que recebe como alunos a nata da sociedade americana. Lá Hundert dá lições de moral para serem aprendidas, através do estudo de filósofos gregos e romanos. Hundert está apaixonado por falar para os seus alunos que "o caráter de um homem é o seu destino" e se esforça para impressioná-los sobre a importância de uma atitude correta. Repentinamente algo perturba esta rotina com a chegada de Sedge



1 – Resuma em um parágrafo onde (em qual ambiente) se baseia o filme e porque ele tem esse nome.


____________________________________________________________________



2- Explique o início do filme. Ele começa pelo final? O que motivou a história?







3- Qual o conteúdo que o professor lecionava? E qual o lema do Colégio?

_____________________________________________________________________



4- Quando o professor diz ao aluno para ele “caminhar por onde os grandes homens caminharam”, a que ele se referia? Explique.





5- Qual a razão da tristeza do professor em relação ao seu aluno Bell e por quê?





6-O Rei Shutruk Nahunte viveu por volta do ano 1518 a.C, não teve seu nome perpetuado na História. O professor justificou esse fato comparando-o com outros personagens da História com a seguinte frase: “ambição e conquista sem contribuição não tem sentido”. Qual o  significado  dessa frase?




7- O professor disse em uma de suas aulas: “não saber o que aconteceu antes de nós é permanecer criança”. Você também concorda que o conhecimento da História da humanidade pode nos ajudar a compreender a nós mesmos e crescermos como seres humanos? Sim ou não? E por quê?




8- Comente em um parágrafo a frase de Sócrates: “O importante não é viver, mas viver com retidão”.







9- Em um dos momentos na sala de aula o professor cita para o aluno Bell a frase de Aristófanes: “A juventude envelhece, a imaturidade é superada, a ignorância pode ser educada e a embriaguez passa, mas a estupidez dura para sempre”. De que forma esse pensamento foi evidenciado no filme?




10- No filme, o personagem Bell diz para o colega Martin a seguinte expressão: “esse é o problema da democracia” Faça um contraponto ao modelo de democracia ironizado por Bell àquele proposto pelo professor através do estudo da vida dos grandes homens do passado greco-romano.






Nenhum comentário:

Postar um comentário