terça-feira, 25 de março de 2014

SELFIE - ATIVIDADE FORMATIVA 1º bimestre / 2014


Atividade Formativa Individual  - Selfie - Adaptado

O que é Selfie:
Selfie é uma palavra em inglês, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet.

Normalmente uma selfie é tirada pela própria pessoa que aparece na foto, com um celular que possui uma câmera incorporada, com um smartphone, por exemplo. Também pode ser tirada com uma câmera digital ou webcam. A particularidade de uma selfie é que ela é tirada com o objetivo de ser compartilhada em uma rede social como Facebook, Orkut ou Myspace, por exemplo. Uma selfie pode ser tirada com apenas uma pessoa, com um grupo de amigos ou mesmo com celebridades.

Em 2013, os responsáveis pelos dicionários da Oxford escolheram selfie como a palavra do ano. Um dos motivos para esta escolha foi o fato de esta palavra ter crescido 17000% em 2013, o que confirma o seu estatuto de uma das palavras mais procuradas em um ano.
Algumas selfies que são compartilhadas acabam aparecendo em sites de humor, porque as pessoas fazem caras engraçadas (mandando beijinho, também conhecida como "duck face" ou cara de pato) ou porque alguma coisa estranha ou hilariante aparece em segundo plano.

A prática de tirar selfies ganhou popularidade a nível global, e algumas tiveram milhões de visualizações. Alguns exemplos desses são a selfie tirada por um grupo de jovens com o Papa Francisco e a selfie tirada nos Oscars, onde aparecem várias estrelas de Hollywood, como Meryl Streep, Julia Roberts, Brad Pitt, Angelina Jolie, etc.

Autorretrato do Papa Francisco com um grupo de jovens foi colocado nas redes sociais e deu que falar

Uma selfie também pode estar no centro de uma polêmica, como é o caso da selfie tirada no funeral de Nelson Mandela, onde aparecem Barack Obama, David Cameron e Helle Thorning Schmidt.


Selfies podem ser closes do rosto ou fotos de corpo inteiro; em situações invejáveis, como um passeio de barco sobre o mar azul, ou até num cenário fúnebre, caso de um velório.
É comum, entre os mais jovens e celebridades de todo o mundo, o hábito de publicar várias selfies em sequência, quase como se o sujeito escrevesse uma autobiografia.
O autorretrato faz parte de uma tradição na arte. Surgiu como gênero forte na pintura flamenga no século 15, em trabalhos de pintores como Jan van Eyck (cerca de 1390-1441), e ultrapassou os séculos até chegar à ironia da fotógrafa americana e modelo de si mesma Cindy Sherman, 59.

"A representação desses autorretratos tinha a ver com a criação do personagem do artista ou a afirmação da nobreza da atividade da arte, que era grandiosa", diz o crítico Tiago Mesquita.
Para Mesquita, é difícil ligar as selfies à tradição do autorretrato. \"Pode ter uma relação com o trabalho de Andy Wharol, a ideia de que você existe como você e como personagem também, uma espécie de esquizofrenia de se recriar como imagem."
O fotógrafo de moda Jacques Dequeker afirma que a onda da selfie é algo natural, seja qual for sua finalidade. E aconselha usar o celular o mais distante que o braço conseguir e de cima para baixo, pouco acima do rosto. \"Basta criatividade.\"
Craques em selfie sabem bem o efeito da dica: o retratado parecerá mais magro.
Foto: Reprodução
Personagem Darth Vader, marcando a entrada da franquia Star Wars no Instagram
Novidades geram vocabulário próprio


O sucesso das selfies gerou novas hashtags usadas para chamar atenção ao penteado (helfie), exercício (welfie), bêbado (drelfie) e à autopromoção literária (bookshelfie). A assistente comercial Jéssica Schuinsekel Braga, de 20 anos, “bomba” suas páginas nas redes sociais para mostrar os lugares que frequenta: “Gosto da ideia de compartilhar com as pessoas fotos do ambiente, uma roupa, um momento importante que estou vivendo. Faço em festas, em casa, shopping, banheiro de balada.” Tal moda gera, de forma natural, um questionamento sobre a privacidade e superexposição dos adolescentes. “No caso da exposição da intimidade, vivemos um momento bem curioso. A paranóia da reserva da privacidade, que sempre se alardeou como uma das justificativas para a preservação da individualidade, teve que dar espaço à possibilidade de fama instantânea do indivíduo comum, à medida em passou a ser considerada status a exposição de rotinas e ações em redes sociais e aplicativos coletivos, como o Whatsapp e o Twitter”, diz o professor de curso de midialogia da Unicamp, Paulo Teles.



Braga lembra que toda essa onda começou com fotos na frente do espelho com o duckface. A expressão facial ficou famosa em 2012, especialmente entre as adolescentes e consiste em pressionar os lábios para deixá-los mais carnudos, e as maçãs do rosto e a mandíbula, mais definidas lembrando, como o próprio nome diz, uma cara de pato.



10 mandamentos para fazer um bom selfie


1- Escolha um ambiente leve e divertido, evite eventos sóbrios.

2- Olhe à volta: preste atenção no que está ao seu redor antes de publicar o selfie nas redes sociais e evite que algo pessoal demais seja mostrado na foto.

3- Evite os biquinhos. Faça uma careta para descontrair e mudar o resultado.

4- Nada de “bom dia”: uma gafe clássica são aquelas fotografias clicadas logo depois de acordar.

5- Cuidado com fotos sexies, jamais exponha momentos íntimos.

6- Conheça seu rosto e seus melhores ângulos.

7- Evite o espelho do banheiro. 

8- Analise a imagem e o texto, pelo menos, duas vezes antes de postar.

9- Iluminação: com o Instagram, os filtros deixam muitas fotos lindíssimas, mas se há algo que não é resolvido com eles é a falta de iluminação. 

10- Evite fotos comprometedoras em seu celular, ele pode ser roubado.


 


E você aí!? O que pensa sobre as “selfies”? Gosta? Não gosta? Costuma tirar algumas selfies e postar no Facebook, por exemplo?

Tarefa – faça um selfie, e escreva um pequeno texto em inglês no mínimo um paragráfo descrevendo o momento, o ambiente e os sentimentos que você queira expressar através da "selfie" e envie para o e-mail: eduardo3power@gmail.com até à meia noite do dia 4/04/2014, valor 3 pts. 

OBSERVAÇÃO: NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR A IDENTIFICAÇÃO NO E-MAIL, OU SEJA NOME COMPLETO, TURMA E NÚMERO.

veja aqui um vocabulário básico de "emotions and feelings" para facilitar seu texto em inglês:






























Nenhum comentário:

Postar um comentário