Why is it important to learn English?
A text is a complex entity.
It comprises two main elements:
· Page layout (graphics, diagrams, illustrations, white space, etc).
· Internal Organization (titles, subtitles, paragraphs, lexical and grammatical reference, etc).
Cover of the Asian Newsweek from Sept 27, 2006. Cover of Newsweek's from January 1, 2007
2) Reading Strategies – is a mental process or something we use to facilitate reading interpretation (tools to facilitate the reading process):
· Previous knowledge (what the reader already knows).
· Nonverbal information.
· Cognates.
· Context.
· Internal text organization.
3) Why use reading strategies in text interpretation?
PROBLEMA NA CLAMBA
Naquele dia, depois de plomar, fui ver drão o Zé queria ir comigo lá na clamba. Pensei melhor grulhar-lhe. Mas, na hora de buxir a ficha, vi-o passando com a golipesta. Então, me dei conta de que ele já tinha outro programa.
Então resolvi ir notode. Até chegar na clamba, tudo bem. Estacionei o zulpinho, pus a chave no bolso e desci correndo para aproveitar ao chinta aquele sol gostoso e o mar pli sulapente.
Não parecia haver glapo na clamba. Tirei as gripes, pus a bangoula. Estava pli quito ali que até me saltipou. Mas, esqueci logo das saltipações no prazer de ficar ali, inclusive tirei a bangoula para ficar mais à vontade. Não sei quanto tempo fiquei madendo, siltando e corristando.
Foi na hora de voltar da clamba que me dei conta de que nem as gripes nem a bangoula estavam mais onde eu tinha deixado.
Que fazer?
Scott,1983.
Atividade :
plomar
drão
grulhar
golipesta
notode
zulpinho
chinta
pli
sulapente
glapo
gripes
bangoula
quito
saltipou
saltipações
madendo
siltando
corristando
buxir
4) What is reading?
· A mental activity.
· A hypothesis-generation process.
· A guessing game.
· A dynamic activity
· A communicative task.
Atividade
Os dois meninos vieram correndo até chegar à entrada da casa. Não te falei? Hoje é o melhor dia para matar aula!, disse Mark. Minha mãe nunca está nas quintas-feiras, ele acrescentou. Uma cerca viva volumosa escondia a casa da rua e os dois correram em sua direção pelo paisagístico gramado. Nunca pensei que você morasse num lugar tão grande e tão bonito, disse Peter. E está muito melhor agora que meu pai mandou colocar um passeio todo feito de pedra e ainda mandou construir uma lareira, que a gente não tinha antes.
Havia portas tanto na parte da frente quanto na parte de trás e uma do lado direito que levava à garagem que, no momento, encontrava-se vazia, exceto por três bicicletas de marcha que eram guardadas lá. Os dois dirigiram-se à porta da garagem e Mark explicou que ela ficava sempre aberta para quando suas irmãs chegassem mais cedo da escola, antes que a mãe deles voltasse do trabalho.
Peter queria ver a casa; então Mark começou pela sala de estar. Como todo o resto do primeiro andar, tinha acabado de ser pintada. Mark ligou o som e o barulho alto deixou Peter preocupado. Não se preocupe a casa mais perto fica a quase meio quilômetro daqui, Mark gritou. Peter acalmou-se, observando que, de fato, nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além das dimensões do imenso jardim.
A sala de jantar com o aparelho inglês, a prataria e os vidros trabalhados não era lugar mais apropriado para ficar, nem tampouco brincar. Então, eles se dirigiram à cozinha para um pequeno lanche. Mark disse que eles não poderiam ir ao porão, pois ele ficou úmido e mofado desde a instalação do novo sistema de encanamento.
Ao darem uma olhada no estar íntimo, pela porta entreaberta, Mark comentou que ali estavam os quadros mais valiosos e a coleção de moedas antigas de seu pai. Mark contou vantagem dizendo que podia gastar dinheiro sempre que precisava desde que descobriu que seu pai mantinha guardado muito dinheiro na gaveta de sua mesa de trabalho do estar íntimo.
Havia três quartos na parte superior da casa. Mark mostrou a Peter o armário de sua mãe que continha muitos casacos de pele e uma caixa fechada onde ela mantinha suas jóias. O quarto de suas irmãs não tinha nada de interessante a não ser a TV colorida pequena que tiraram e levaram para usá-la mais tarde, Mark também contou ao amigo que o banheiro do hall era só seu agora, depois que outro foi acrescentado ao quarto de suas irmãs. No seu quarto, entretanto, havia uma goteira no teto, onde o velho telhado apodrecia a cada dia que passava.
Pichert and Anderson, 1977. Tradução nossa
Atividade
a) List all the details that are important to your interpretations viewpoint. (liste todos os detalhes que são importantes para sua interpretação a partir do seu ponto de vista.)
b) Provide another title for the text based on your interpretation or point of view. (dê outro título para o texto baseado na sua interpretação.)
5) What are the elements of the nonverbal code?
· Ilustrações e gravuras.
· Gráficos, diagramas, tabelas, mapas.
· Layout da página (organização da informação na página impressa).
· Índices tipográficos para colocar ênfase (negrito, itálico, sublinhado, letras espaçadas, linhas decorativas).
· Índices tipográficos de organização (enumeração por números, por letras, por ícones).
· Efeitos tipográficos (tamanho e tipo do caractere)
Atividade
1. Considering the page layout, what kind of text is this? What kind of information is in it ? is this text about? (Considerando o layout da página, que tipo de texto é este? Que tipo de informação há nele? )
2. According to the text, how many states are there in Brazil? (segundo o texto, quantos estados há no Brasil?)
3. What is the biggest state in Brazil? (Qual é o maior estado brasileiro?)
4. Which countries don´t make borders with Brazil? (Que países não fazem fronteira com o Brasil?)
5. Check the data on the basic indicators and answer, what country does Brazil make the longest border with: (verifique os dados nos indicadores básicos e responda, com qual país o Brasil tem a fronteira mais extensa?)
6. Considering area comparative ranking, where is Brazil related to the other countries? (Considerando o os países de maior extensão territorial, que lugar o Brasil ocupa no ranking em relação aos outros?)
6) What are cognates?
Cognates are words similar in form and in meaning to Portuguese words. They can be used to facilitate the interpretation task.
Examples are: language, course, strategy, school, location, history, center, components, perfect, family, art galleries, etc.
Atividade
WAY- jeito
TO RUN - operar
PC- personal computer
CD- compact disk
ROM – read-only memory
SET- conjunto
REPLACEMENT -substituto
BOTH-ambos
DOS-disk operating system
PRINTER-impressora
Atividade
2. What is the new CD-ROM means?
3. How does the new CD-ROM will manage our PC?
4. How much does it cost?
Atividade 6
1. What kind of text is the one above? (Qual é o tipo de texto é acima?)
2. What the sentence “Aids is real means?) O que a frase “Aids is real” significa?
3. What are the three Region Aids data presented? (Quais são os três dados estatísticos da AIDS na região que são apresentados?)
4. What are the three advices given about the prevention? (Quais são os três conselhos dados sobre prevenção?)
6. What kind of product is announced in this banner? ( Que tipo de produto está anunciado nesse banner? )
2.The subject of the text (the broader context)
3.The internal structure of the text that varies according to the objective of the text ( to make a description, give instructions, convince the reader of something, tell a story, etc.)
4.The internal organization of the text in terms of the number of paragraphs, titles, sub-titles, repeated words, lexical reference and grammatical reference.
5.The internal context, that is, the parts of a sentence or paragraph that determine the exact meaning of a word used.
6.The order of the words in a sentence and their specific functions ( adjectives – nouns – verbs – adverbs, etc.)
7.The elements of the non-verbal code.
8.The use of cognates.
9.The point of view used in the text, that is, the angle of vision from which the text is written.
- It is the language of business
- It is the language of technology
- It is the language of science
- It is the language of tourism
- It allows people to communicate about a variety of world issues.
A text is a complex entity.
It comprises two main elements:
· Page layout (graphics, diagrams, illustrations, white space, etc).
· Internal Organization (titles, subtitles, paragraphs, lexical and grammatical reference, etc).
Cover of the Asian Newsweek from Sept 27, 2006. Cover of Newsweek's from January 1, 2007
2) Reading Strategies – is a mental process or something we use to facilitate reading interpretation (tools to facilitate the reading process):
· Previous knowledge (what the reader already knows).
· Nonverbal information.
· Cognates.
· Context.
· Internal text organization.
3) Why use reading strategies in text interpretation?
PROBLEMA NA CLAMBA
Naquele dia, depois de plomar, fui ver drão o Zé queria ir comigo lá na clamba. Pensei melhor grulhar-lhe. Mas, na hora de buxir a ficha, vi-o passando com a golipesta. Então, me dei conta de que ele já tinha outro programa.
Então resolvi ir notode. Até chegar na clamba, tudo bem. Estacionei o zulpinho, pus a chave no bolso e desci correndo para aproveitar ao chinta aquele sol gostoso e o mar pli sulapente.
Não parecia haver glapo na clamba. Tirei as gripes, pus a bangoula. Estava pli quito ali que até me saltipou. Mas, esqueci logo das saltipações no prazer de ficar ali, inclusive tirei a bangoula para ficar mais à vontade. Não sei quanto tempo fiquei madendo, siltando e corristando.
Foi na hora de voltar da clamba que me dei conta de que nem as gripes nem a bangoula estavam mais onde eu tinha deixado.
Que fazer?
Scott,1983.
Atividade :
- Read the text above trying to discover the meaning of unknown words. (Leia o texto acima e descubra o significado das palavras desconhecida):
plomar
drão
grulhar
golipesta
notode
zulpinho
chinta
pli
sulapente
glapo
gripes
bangoula
quito
saltipou
saltipações
madendo
siltando
corristando
buxir
- Retell the story orally to a classmate (Reconte oralmente a história para um colega de sala)
4) What is reading?
· A mental activity.
· A hypothesis-generation process.
· A guessing game.
· A dynamic activity
· A communicative task.
Atividade
Which Portuguese proverb can we make a relationship with the one in the picture above? (Com qual dito popular em língua Portuguesa podemos fazer relação com o da figura acima?)Texto – Matando aula nas quintas-feiras
Os dois meninos vieram correndo até chegar à entrada da casa. Não te falei? Hoje é o melhor dia para matar aula!, disse Mark. Minha mãe nunca está nas quintas-feiras, ele acrescentou. Uma cerca viva volumosa escondia a casa da rua e os dois correram em sua direção pelo paisagístico gramado. Nunca pensei que você morasse num lugar tão grande e tão bonito, disse Peter. E está muito melhor agora que meu pai mandou colocar um passeio todo feito de pedra e ainda mandou construir uma lareira, que a gente não tinha antes.
Havia portas tanto na parte da frente quanto na parte de trás e uma do lado direito que levava à garagem que, no momento, encontrava-se vazia, exceto por três bicicletas de marcha que eram guardadas lá. Os dois dirigiram-se à porta da garagem e Mark explicou que ela ficava sempre aberta para quando suas irmãs chegassem mais cedo da escola, antes que a mãe deles voltasse do trabalho.
Peter queria ver a casa; então Mark começou pela sala de estar. Como todo o resto do primeiro andar, tinha acabado de ser pintada. Mark ligou o som e o barulho alto deixou Peter preocupado. Não se preocupe a casa mais perto fica a quase meio quilômetro daqui, Mark gritou. Peter acalmou-se, observando que, de fato, nenhuma casa podia ser vista em qualquer direção além das dimensões do imenso jardim.
A sala de jantar com o aparelho inglês, a prataria e os vidros trabalhados não era lugar mais apropriado para ficar, nem tampouco brincar. Então, eles se dirigiram à cozinha para um pequeno lanche. Mark disse que eles não poderiam ir ao porão, pois ele ficou úmido e mofado desde a instalação do novo sistema de encanamento.
Ao darem uma olhada no estar íntimo, pela porta entreaberta, Mark comentou que ali estavam os quadros mais valiosos e a coleção de moedas antigas de seu pai. Mark contou vantagem dizendo que podia gastar dinheiro sempre que precisava desde que descobriu que seu pai mantinha guardado muito dinheiro na gaveta de sua mesa de trabalho do estar íntimo.
Havia três quartos na parte superior da casa. Mark mostrou a Peter o armário de sua mãe que continha muitos casacos de pele e uma caixa fechada onde ela mantinha suas jóias. O quarto de suas irmãs não tinha nada de interessante a não ser a TV colorida pequena que tiraram e levaram para usá-la mais tarde, Mark também contou ao amigo que o banheiro do hall era só seu agora, depois que outro foi acrescentado ao quarto de suas irmãs. No seu quarto, entretanto, havia uma goteira no teto, onde o velho telhado apodrecia a cada dia que passava.
Pichert and Anderson, 1977. Tradução nossa
Atividade
a) List all the details that are important to your interpretations viewpoint. (liste todos os detalhes que são importantes para sua interpretação a partir do seu ponto de vista.)
b) Provide another title for the text based on your interpretation or point of view. (dê outro título para o texto baseado na sua interpretação.)
5) What are the elements of the nonverbal code?
· Ilustrações e gravuras.
· Gráficos, diagramas, tabelas, mapas.
· Layout da página (organização da informação na página impressa).
· Índices tipográficos para colocar ênfase (negrito, itálico, sublinhado, letras espaçadas, linhas decorativas).
· Índices tipográficos de organização (enumeração por números, por letras, por ícones).
· Efeitos tipográficos (tamanho e tipo do caractere)
Atividade
1. Considering the page layout, what kind of text is this? What kind of information is in it ? is this text about? (Considerando o layout da página, que tipo de texto é este? Que tipo de informação há nele? )
2. According to the text, how many states are there in Brazil? (segundo o texto, quantos estados há no Brasil?)
3. What is the biggest state in Brazil? (Qual é o maior estado brasileiro?)
4. Which countries don´t make borders with Brazil? (Que países não fazem fronteira com o Brasil?)
5. Check the data on the basic indicators and answer, what country does Brazil make the longest border with: (verifique os dados nos indicadores básicos e responda, com qual país o Brasil tem a fronteira mais extensa?)
6. Considering area comparative ranking, where is Brazil related to the other countries? (Considerando o os países de maior extensão territorial, que lugar o Brasil ocupa no ranking em relação aos outros?)
6) What are cognates?
Cognates are words similar in form and in meaning to Portuguese words. They can be used to facilitate the interpretation task.
Examples are: language, course, strategy, school, location, history, center, components, perfect, family, art galleries, etc.
Atividade
- There is a title on the upside, illustrations in a sequence of legends and numbers. What does this leaflet want to communicate? (Há um título na parte superior, ilustrações ordenadas em uma seqüência com legendas e números. O que esse folheto quer comunicar?
- Observing the pictures, we can know that they are actions to put something on the skin and they are ordered in four times. What are they? (observando as gravuras podemos perceber que são ações para colocar alguma coisa sobre a pele e elas estão ordenadas em quatro etapas. Quais são elas?)
|
VOCABULARY HELP
CEO- Chief Executive OfficerWAY- jeito
TO RUN - operar
PC- personal computer
CD- compact disk
ROM – read-only memory
SET- conjunto
REPLACEMENT -substituto
BOTH-ambos
DOS-disk operating system
PRINTER-impressora
Atividade
- Read the following text and discover the meaning of unknown words. (Leia o texto a seguir e descubra o sentido das palavras desconhecidas)
- Answer these question below (responda as questões abaixo)
2. What is the new CD-ROM means?
3. How does the new CD-ROM will manage our PC?
4. How much does it cost?
Atividade 6
1. What kind of text is the one above? (Qual é o tipo de texto é acima?)
2. What the sentence “Aids is real means?) O que a frase “Aids is real” significa?
3. What are the three Region Aids data presented? (Quais são os três dados estatísticos da AIDS na região que são apresentados?)
4. What are the three advices given about the prevention? (Quais são os três conselhos dados sobre prevenção?)
6. What kind of product is announced in this banner? ( Que tipo de produto está anunciado nesse banner? )
- Which are the nutrients included in the composition product? (Quais são os nutrientes incluídos na composição do produto?)
Summarize
When reading a text in English, you consider some important textual elements, such as:
1.The text origin.
2.The subject of the text (the broader context)
3.The internal structure of the text that varies according to the objective of the text ( to make a description, give instructions, convince the reader of something, tell a story, etc.)
4.The internal organization of the text in terms of the number of paragraphs, titles, sub-titles, repeated words, lexical reference and grammatical reference.
5.The internal context, that is, the parts of a sentence or paragraph that determine the exact meaning of a word used.
6.The order of the words in a sentence and their specific functions ( adjectives – nouns – verbs – adverbs, etc.)
7.The elements of the non-verbal code.
8.The use of cognates.
9.The point of view used in the text, that is, the angle of vision from which the text is written.
Nenhum comentário:
Postar um comentário